6 de abril de 2013

"Barreiros Sobrevive Apesar da Regressão Administrativa"


Nossa cidade, que já Fabricou de Doce, Sandálias, Pipocas, Vinho, Fubá, Tijolos, Telhas e outras que foram com o tempo fechando e o nosso povo perdendo empregos e espaço no mercado de trabalho. Nossa cidade, que tinha o estádio Luiz Brito Bezerra de Melo, O Campo de Tibirí, O Campo de Rio Una, a Quadra do Tanoeiros, do Colégio São José e do IFPE em constante ação, pois tínhamos campeonatos locais, jogos escolares, além das tradicionais peladas, onde descobríamos nossos talentos para o esporte, e professores, que se entregavam com amor ao seu trabalho e aos jovens, como: Bosco Ximenes  Abel, João Branco que me tratava como filho, Tonho Verdinho o nosso Bernardinho nervosinho, o grande Pajé que me deu tantos conselhos e tantos outros. O Colégio Municipal José Canuto, Noronha Filho, Othon na praça da usina e CERU que hoje é o EDAG e a Escola Agrotécnica Federal hoje IFPE,
eram escolas de renome, tínhamos orgulho de dizer que estudávamos nessas escolas, onde o ensino era tão bom, que nossos filhos não precisavam pagar para estudar, mais assim mesmo para quem era mais exigente e tinha condições, estudava no Colégio São José,  quem se formava no Agrícola pois era assim que dizíamos com orgulho "Eu vou me formar no Agrícola"  já tinha emprego certo. Eram tempos em que nossa juventude tinha direito ao esporte diariamente, tínhamos a cultura em nossa vida de uma forma vital, a leitura fluía, a poesia estava no ar, as histórias fazia-nos sonhar alto, talentos fortes no desenho, criadores de versos e prosa.
Eu tinha uma coleção de livros com 15 anos de idade, de dar inveja a muito marmanjo hoje, e olha que eu era um garoto do sertãozinho, na época em que o cabaré tava em pleno vapor, tínhamos cultura, educação, esporte, eramos felizes e não sabíamos. Nossa cidade que tinha um Cine Teatro Record, o Cine Radar, onde assistíamos os filmes lançados em tempo igual ao Recife. E eu pergunto a você o que temos hoje? se fizermos uma reflexão logo visualizaremos, que hoje temos, Violência, Mortes, Prostituição de Menores, Drogas, Assaltos durante o dia, Assassinatos com frequência, Desvalorização Moral, Religiosa e Ética...Onde vamos parar? eu tenho minha convicção onde vai dar tudo isso, no caos, no apocalipse. Hoje eu vi jovens ex alunos do Colégio São José, na quadra do Colégio cedida pela diretoria, para que eles possam praticar esportes, e fiquei muito feliz com a atitude daquela direção escolar, que ainda  valoriza seus ex alunos.
Inclusive entre eles garotos brilhantes, que buscam seu lugar ao sol, como os Irmãos Kênio, Kennedy, Karlison, temos também Dayton do Detran, Tayandir recém aprovado no concurso da Caixa, Abelzinho,  e tantos outros que eu não sei o nome. E é vendo esses jovens,  que eu continuo esperançoso quanto  ao futuro de minha cidade, pois não vejo o futuro nas mãos de nossos atuais políticos, não vejo capacidade administrativa neles, mais também quem achar ao contrário eu respeito, eu vejo que Barreiros apesar dos pesares ainda fabrica perolas, pessoas que vivem e crescem em nossa cidade, seguindo os bons exemplos de seus pais, mesmo diante de tanta Regressão eu ainda vislumbro um sonho que eu sei que pode vir a ser realidade, mudança, evolução, infra estrutura, tecnologia, empregos, saúde, educação.
Antes tínhamos no Clube Caiadores, nas grandes festas produzidas pelos produtores de eventos, Gilliard, Silvio Brito, Rosana, The Fevers, Trepidants, Banda Feras, Bandas e Cantores de nome e conhecidos nacionalmente, cantores que frequentavam os melhores programas de TV do Brasil como por exemplo Cassino do Chacrinha, e hoje o que temos como atração principal para nossos jovens, "MC Sheldon o cantor das novinhas".
Nós crescemos ouvindo, o que todos ouviam em minha época, musica de qualidade, sem apelação, que era Djavan, Chico Buarque, Toquinho, Zé Ramalho, Fagner, Emílio Santiago, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jorge de Altinho, Trio Nordestino, os Rebeldes como eu também gostavam de um bom pop rock, como Biquini Cavadão, Paralamas do Sucesso, RPM, Lulu Santos, Léo Jaime, Kid Abelha, Nenhum de Nós, Blitz, Legião Urbana e tantas outras musicas que falavam dos problemas do país, da busca por soluções, que movimentavam a juventude, que deu no impeachment de Fernando Color de Melo, que ajudou a derrubar a ditadura militar em nosso país, que conquistou a tão sonhada democracia das diretas já, então éramos jovens com atitudes de justiça, mudança, lutávamos por nossos direitos, e gritávamos para todos ouvirem "Não vamos ficar omissos."
Também já tivemos equipes campeãs pernambucana de voleibol, atletas no atletismo representando a seleção brasileira, no futebol tivemos, Alfredo Santos Zagueiro campeão pelo Santa Cruz, Curió 6 vezes Campeão Capixaba 2 vezes por cada grande clube do Estado: América, ABC e Alecrim e mais recente o Gaúcho nosso Eric que ficou mais de 10 anos no futebol português e chegou até a ser vice artilheiro do campeonato português, ficando atrás do então atacante brasileiro Jardel, não esquecendo os amigos Lacrau que foi do Náutico  Mavison, Fernando Volante do Náutico, que era de Água Preta mais que defendeu nossas cores por alguns anos, o centroavante Odacir de São José da Coroa Grande, que deu muitas alegrias a torcida Barreirense e jogou no Santo Amaro equipe então da Primeira divisão do Pernambucano,
Xanuca um dos melhores meias que já vi jogando em nosso campo, jogou muito em final de carreira por Barreiros, depois de passar mais de dez anos defendendo as cores do Vitória, e é claro mais um filho de Barreiros, irreverente, amigo de todos, Helinho que nos dava tanta alegria aos domingos. Também por duas vezes quase nos classificamos para a primeira divisão do Campeonato Pernambucano de futebol, onde nossa equipe o Barreiros Futebol Clube, apesar da politicagem feita em cima de uma conquista que era também do povo, pois nosso povo aprendeu amar essa equipe, vimos atletas de nossa cidade e de outras regiões que viam e iam, e o nome de Barreiros crescia a cada dia, por duas vezes ficamos entre as quatro melhores, infelizmente só subia para a Primeira divisão as equipes Campeã e Vice Campeã. Barreirenses e amigos diante de todos esses fatos, que mostrei aqui em nosso bate papo saudoso e verdadeiro, por tudo isso, eu me atrevo a continuar sonhando com dias melhores, a continuar acreditando em mim e em meu povo, minha cidade jamais será abandonada por mim, porque o que buscamos é sanar necessidades e ninguém quer passar dias mais difíceis do que já vivemos, eu vou continuar acreditando em Barreiros! e você?...



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Diante do que estamos passando nos dias atuais, meu bom amigo Roque, apesar de tudo, eu sou um dos tais à acreditar em dias melhores, sim.

    Barreiros já teve dias de glorias.

    Atualmente o descaso com nossa cidade é enorme.

    Mais ainda assim, acredito que nosso amanhã será bem melhor que os dias de hoje.

    Gostei pacas de suas linhas hoje.

    Um pouco de nostalgia necessária a alma barreirense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais vamos juntos nos unir para que possamos fazer a diferença em nome desse povo maravilhoso dessa cidade que nos faz tão feliz, apesar dos corruptos e fantoches.

      Excluir

<"Jesus o Exemplo a Ser Seguido">,