13 de setembro de 2011

"Juntos Somos Fortes"


Quando as águas em Barreiros, baixaram, vimos total destruição, e nos perguntávamos e agora? então com coragem e atitude, nos juntamos com mais aproximadamente uns 20 comerciantes, pois ninguém é nada sozinho, e montamos um grupo para defender Barreiros e lutar pelos direitos do nosso povo frente aos poderosos.


Reivindicação - A Desburocratização do cadastramento para os comerciantes que estavam sem fiador e tinham pendencias no spc e serasa, e liberação do dinheiro enviado pelo governo federal para Pernambuco e Alagoas...1 Bilhão de Reais Pelo Governo do Luis Inácio Lula da Silva.



Ato 01 - O Inicio de tudo:
Tivemos uma Reunião com o então responsável pela organização do pós enchente pelo Governo Estadual, Dr. Inaldo Campelo na Escola Agrotécnica, onde nós conversamos com o Superintendente do Banco do Nordeste Sergio Maia pelo viva voz do telefone do Dr. Inaldo Campelo.


E nos foi prometido pelo superintendente o cadastro do pessoal para receber o empréstimo sem fiador, mesmo estando com pendencia no spc e serasa. e festejamos atoa, pois tudo não passou de ilusão, e com três dias iniciados os cadastramentos os cadastros foram suspensos e só poderia quem tivesse todo limpo.

Ato 02 - Em busca de apoio:Recorremos ao prefeito toinho de Barreiros.


pedimos sua ajuda e ele disse que sabia que estávamos certos, mais não podia ir de encontro ao Governo, pois ele era situação, tinha que ficar do lado do Governo, e eu me pergunto, porque não ficar ao lado do povo nessa hora? o povo que lhe elegeu! o povo que estava sofrendo, e mais uma vez ficamos a ver navio, sem o apoio do Governo e sem o apoio do prefeito. Mais tinhamos o principal Jesus e muita coragem.

Ato 03 - Decidindo pela pressão:
Então achamos um meio de buscar a solução, pressionar, pois nada que fazíamos sem barulho dava certo, eram promessas e enrolação com isso já tinha se passado 3 meses, então começamos a fazer reuniões na casa de Gilson da Serraria, Reuniões, com eu Roque, Edvaldo Palmeira, Gilson, Zé Luis, Daniel Contador, Edmilson Locutor, Beto Pneus, André da Casa de Show, Luciano Martins, Samir e Vários Outros que me perdoem eu não ter citado seus nomes mais que não foram menos importante que ninguém citado acima. E dessas reuniões nos decidimos. Vamos Gritar para o mundo ouvir que BARREIROS ESTÁ VIVO!!!

Ato 04 - Mais uma vez enrolados e enganados Pelo Governo Estadual:
O Governo do Estado viu que estávamos decididos a tomar uma atitude mais drástica, que seria fechar a PE-60, em protesto ao abandono que nos foi dado, e as mentiras que nos foram ditas e as promessas não cumpridas, O palácio do governos nos convidou para Reuniões com os Secretários e Superintendentes dos Bancos BNB (Sergio Maia), Banco do Brasil (Neirim Goulart) e Caixa (Alex Norat).


Na primeira reunião com a impressa estadual toda lá, Fui com o Zé Luis e Daniel, mais o prefeito foi com o Secretário Inaldo, Reunião essa que ficou marcada pela falta de conhecimento do nosso prefeito, que não falou coisa com coisa, e ainda serviu de chacota para a imprensa e todos convidados que ali estavam, nem eu nem os que foram comigo tiveram a chance de falar, prometeram tudo e nos pediram pra não fazer nada pois ainda durante aquela semana teríamos resultados grandiosos. E mais uma vez nada! era tudo mentira, o Governo do estado Mentiu descaradamente para a imprensa e para nós.

Ato 05 - Desmascarando Jenner Guimarães:
Nessa segunda reunião, graças a Deus o digníssimo prefeito não foi, então o Sr. Pedro Paulo (Barreirense) mais agora trabalha para o governo, nos tratou como se fossemos incapazes, de estar ali, e perguntou "São vocês os representantes?" e lhe perguntei você está vendo mais alguém por aqui? e ele ainda pra tentar intimidar falou, mais só podem ser três pessoas, e eu perguntei de novo sabe contar Sr. Pedro Paulo só tem três aqui. E fomos esperar a nossa vez pois Palmares estava fazendo sua reunião. e eu me perguntava se não temos o apoio do barreirense que aqui está, imagina depois que entrarmos na cova dos leões. Mais chegou a hora e entramos, então vimos que eramos o patinho feio da história Pedro Paulo exigiu apenas três pessoas mais palmares estava com uma comitiva de mais de 15 pessoas é uma vergonha como nos trataram, tinha um tal de Jenner Guimaraes Presidente da ADDipper que estava ali contratado pelo estado para ficar a frente da mobilização dos bancos para liberar mais rápido o dinheiro, Só que o bancário Jenner Guimarães não estava ali pra defender nosso povo sofrido não, ele estava tão somente dizendo que ia tudo bem e que o que estava acontecendo era que alguns formadores de opinião não tinha recebido ainda seu dinheiro, e estavam fazendo barulho. Mais o dinheiro estava saindo, um tremendo mentiroso e defensor do Governo Estadual, e da falta de compromisso até então dos bancos. Então eu dei um tapa na mesa e pedi pra Daniel se afastar um pouco para eu poder olhar em seus olhos e perguntei a ele quem você representa aqui, o povo ou os bancos, e se você diz que está saindo o dinheiro, mostre quantas pessoas receberam em Barreiros, pois eu represento Barreiros e não as outras cidades, quero saber em Barreiros quantas pessoas receberam, ele ficou acuado e sem saída, então falou é sigilo bancário não posso lhe dar esses dados, mais eu falei não quero valores nem nomes, o que eu quero é a quantidade de pessoas que foram contempladas, e disse aos secretários todos que ali estavam, vocês verão o que estão fazendo com Barreiros se 5% de todos os cadastrados já tiverem sido contemplados eu vou embora agora, e como tínhamos mais de mil cadastros, ele teria que nos mostrar mais de 50 pessoas que receberam, e o secretariado do governo pediu a ele fale a quantidade queremos ouvir, e ele todo desconfiado tirou da pasta o documento e disse 17! quantos falamos 17, então desmascaramos um idiota que fazia o jogo dos bancos e empurrava com a barriga a situação.



E mais uma vez nos prometeram resolver tudo em 8 dias. Porém eu deixei bem claro se vocês resolverem nós sentiremos o impacto lá na nossa cidade se não pode ter certeza que fecharemos a PE-60 e buscaremos outras formas de pressionar os Bancos e o Governo. Passou-se os 8 dias e nada aconteceu, mais uma vez fomos enganados.

Ato 06 - O Movimento...
Daí por diante nos reunimos na casa de Gilson da Serraria, e começamos a traçar o ato primordial para a concretização do nosso objetivo, e marcamos o grande ato de protesto contra a falta de humanismo dos bancos e falta de compromisso do Governo do Estado para com os cidadãos barreirenses, mesmo assim, alguns hipócritas tentaram jogar um balde de água fria no movimento, simplesmente por egoísmo, Irineu da Bezerra Calçados foi a nossa última reunião para dizer que iria dar tudo errado, que não teríamos êxito, mais o convidei assim mesmo, pra ficar a frente do movimento, para carregar a bandeira da democracia, pois os grandes homens sempre o fizeram de forma honrada em defesa do seu povo, no momento de levantar a mão para dizer que estaria no movimento ele levantou a mão na hora em tom de que estaria presente, mais o que vimos foi a covardia de muitos. O que mais nos entusiasmou e foi a coragem de poucos...na madrugada do domingo dia 26 de setembro, Eu (Roque) Luciano Martins, Beto Pneus e André da Casa de Show, colocamos mais de 50 pneus nos matos na beira da pista que dá acesso ao campo de futebol de Rio Una, e as 6 da manhã o batalhão de choque chegou e o medo afastou mais um monte de colegas, pois realmente tínhamos medo de sermos agredidos e desmoralizados, mais um fato pesava naquele momento era política e iria ficar feio para o Sr. Eduardo Campos e para Dilma e Lula, passei as 7 horas e os homens do batalhão de choque estavam lá de prontidão para nos impedir...
então traçamos a estratégia, Eu (Roque), André e Lula eletricista ficaríamos nas barracas brancas dos desabrigados, e o povo sairia da praça da matriz caminhando até a PE-60 na altura do campo de futebol de Rio Una, e no dia 27 de setembro mais de 3 meses após a grande enchente, muitos foram os corajosos, e muitos homens de bem participaram desse dia de luta e conquista, enquanto isso alguns almofadinhas ficaram nos chamando de arruaceiros, mais provamos porque era necessário o movimento. As 08 da manhã Daniel Contador, ligou pra mim e me disse estamos saindo da cidade Roque, e começou, e nós ficamos a postos lá na pista, o carro de som já estava escondido na entrada de Porto de Nassau sem a polícia saber, O Batalhão de Choque fechou a entrada da cidade pra ninguém andando a pé chegar até a PE-60, quando o pessoal chegou no Colinas Dourada, O Batalhão fechou a passagem e quem encostava levava pancada com a parte a armação dos rifles ou fuzis, pois não conheço de armas conheço da palavra do senhor. Enquanto eles sustentavam o povo Eu (Roque), André, Lula, Beto e com a ajuda dos  moradores de Rio Una, os jovens e os Combeiros, subimos os pneus e TACAMOS FOGO NO MUNDO!!! o Batalhão de Choque foi nocauteado e ficou desnorteado com a estratégia, e todos passaram entre os policias quando chegaram lá nós já estávamos com o carro de som e o povo lotou a pista...e começou o movimento em reivindicação dos Empréstimos, das Pontes, dos Barcos de graça, da Água para Vila Maria Amália, do Asfalto da Cidade, das Casas, e por ai em diante...
O Comandante do Batalhão de Choque que estava naquele momento liderando o grupo de policias, tentou nos intimidar colocando os soldados para marchar ao nosso encontro, inclusive todos tiraram o nome do velcro e colocaram no bolso pra não serem identificados, mais estávamos filmando tudo com os amigos e cidadãos Misso Melo e Misso Mago, e antes do confronto eles recuaram. Então exigimos o comparecimento de um secretário do Governo do Estado, e veio  Gilberto Rodrigues exigindo negociar fora do local do movimento, então falamos pra ele vir sentir a quentura do fogo como nós que já estavamos ali há 3 horas, e ele desceu do altar e veio pro fogo também.


Nós selecionamos 10 comerciantes ali na hora para ouvir tudo que seria negociado entre ele e eu, ele com o aparato policial e nós com o povo e as câmeras e temos tudo isso registrado em filme, então reivindiquei o que era mais urgente, água para a Vila Maria Amália, a Liberação do dinheiro dos empréstimos pelos Bancos do Tesouro, BNB, Banco do Brasil e Caixa, Os barcos que até ali eram pagos, era um absurdo depois de perder tudo os moradores de Baeté e Rio Una tinham que pagar para chegar ao centro da cidade. Mas ali marcamos uma reunião com os Secretários do Governo e os Superintendentes dos Bancos no mesmo dia a tarde em Barreiros.

Ato 07 - A Reunião no Colégio Agrícola em Barreiros:

Chegada a hora da Reunião na Escola Agrotécnica, que é chamada hoje de Instituto Federal de Pernambuco.


Chegaram os Secretários as 5 horas da Tarde, Junto com eles os Superintendentes dos Bancos, e ainda o Prefeito da Cidade e O Secretário Inaldo Lins, que na minha opinião estavam do lado errado da bancada, estavam com o Governo quando naquele momento eram pra estar com quem pagava seus salários O POVO!, então Gilberto Rodrigues Secretário do Estado teve a ousadia de entrar na nossa casa que é a nossa cidade e achar que tava na cozinha da casa dele o Palácio do Governo, e me falou em tom de Militarismo "Quero uma reunião ordeira, peça para o povo se calar" eu o respondi a altura aqui quem manda é o povo, a situação está assim por irresponsabilidade de vocês, e o Prefeito Toinho não gostou nem  Inaldo Lins seu Secretário. Ao se iniciar a Reunião, os representantes do governo tentaram fazer com que nós assistíssemos há um dvd editado pelo governo do quanto já teriam feito até aquele momento, o povo não aceitou, e gritaram "Pra assistir filme nós assistiremos em casa, queremos soluções para o que estamos passando" e o Gilberto tentou acalmar o povo de uma forma Arrogante, "Ora vocês terão que assistir o dvd e depois falaremos sobre as suas reivindicações" hummm rsrsrsrsrs pra quê ele falou isso, nesse momento eu estava em pé no cantinho da parede por não haver mais cadeiras pra sentar, foi quando ouvi a multidão começar gritar "Quem vai falar é ROQUE, vai lá Roque e toma o microfone dele" e eu? prontamente fui lá e peguei o microfone da mão do Gilberto que me olhou com o o olhar de uma fera, então comecei a falar sobre todas as áreas afetadas exigindo soluções e rapidez da parte do governo do estado, falei por mais ou menos 30 minutos, e quando acabei, meus irmãos barreirenses me aplaudiram de pé, e toda honra que eu senti naquele momento até hoje eu ofereço ao meu Deus pois só ele é digno de tanta honra e de tanta glória,
entreguei o microfone pra ele e disse a ele "As Reivindicações estão em suas mãos, agora fale das soluções para o povo, pois eles querem resposta, eu vou me retirar da sala, o que você fizer pelo povo estará fazendo por mim" e ele respondeu "não você não pode sair Roque" fique aqui pra ouvir, eu desci do altar deles e aconteceu mais um fato curioso, se aproximou de mim uma senhora idosa, sofrida e carente de minha cidade, quando eu estava atendendo-a o Sarcástico Secretário Gilberto Rodrigues colocou o que lhe faltava o narizinho de palhaço, e disse para o meu povo, "Tá vendo eu quero começar as explicações e Roque está atrapalhando, achando mais uma vez que ele tinha qualquer tipo de chance de abater minha credibilidade e minha dignidade diante da comunidade barreirense, dei a resposta na lata dele "Secretário, tá vendo essa senhora, é uma barreirense, que tá na lama conosco, terei sempre mais honra de atender a um pedido dela do que seu" e o povo mais uma vez aplaudiu minha atitude e eu me retirei, pois já sentia que minha pressão cardíaca estava alta, e como de fato constatei que estava 20 por 11...E a reunião foi levada daí por diante dentro das reivindicações que foram expostas por nós...Apesar de ser pequeno, financeiramente falando, tenho Deus incomparavelmente grande que faz do pequeno ficar grande, para envergonhar o diabo e mostrar que  ele é quem manda, que ele é quem decide. No final da Reunião eles deram a oportunidade ao Prefeito Toinho para falar, achando que Toinho era uma pessoa muito popular num momento de traição, em que ele virou as costas para o seu povo, e o povo deu a resposta a altura na hora que o prefeito pegou o microfone pra falar o povo o vaiou, virou as costas pra ele também e todos sem exceção foram embora pra suas casas.
Barreiros mostrava que "JUNTOS SOMOS FORTES".

Ato 08 Conclusão: A Vitória só é vitória se tiver "Resultado"





Após toda essa luta, com a ajuda de companheiros, como Luciano Martins, Gilson, Edvaldo Palmeira, Samy, Jademilson, Daniel, Misso Mago, Misso Melo, Lula Sat, e tantos outros, quando em três meses tinham saido apenas 17 emprestimos, após o movimento conseguimos manter uma parceria com o Banco do Nordeste onde liberamos quase 1.000 empréstimos em Barreiros, e até hoje estamos buscando mais empréstimos para aqueles que ainda não conseguiram receber.
Foi naquele movimento que conseguimos os Barcos de Graça com o Secretário Sérgio Rodrigues negociamos na beira do fogo, tudo foi filmado, foi ali que negociamos também a agua para a Vila Maria Amália, Rio Una e Baeté, e graças a Deus, a partir dali, outros companheiros tiveram a coragem de mostrar a cara e fizeram outros movimentos como o do grupo de moradores de Rio Una que foram para Recife fazer um manifesto no Palacio do Governo e através desse manifesto conseguimos outros bons resultados...Portanto fica bem claro, que nós somos os donos do poder, se gritarmos eles tremem, pode ser qualquer tipo de governo, nos devem a cadeira que sentam, eu vou continuar pedindo ao meu povo acreditem, lutem, unidos, de mãos dadas, juntos somos fortes sempre.





Matéria publicada em sites e jornais da época:


MORADORES PROTESTAM E INTERDITAM PE 60 EM BARREIROS

27/09/2010, 12:19
Filed under: notícias | Tags: 
Vítimas das enchentes que atingiram Barreiros, na Zona da Mata de Pernambuco, realizaram na manhã desta segunda-feira (27), um protesto para pedir a liberação de recursos e melhorias na infra-estrutura para a cidade.
Durante o protesto, a PE 60 foi interditada, os participantes queimaram pneus na pista impedindo o fluxo de veículos. Vários comerciantes dizem ainda não ter recebido nenhuma ajuda financeira do governo do Estado.
Ainda segundo as vítimas, mais de três meses se passaram e a distribuição de água não foi normalizada. Outra reclamação é sobre o funcionamento do Hospital Municipal Maria Amália.

Desde a enchente que a unidade não está fazendo atendimentos. Os pacientes só conseguem atendimento médico na Maternidade da cidade.
Por volta das 11h de hoje, o Corpo de Bombeiros foi até o local do protesto e liberou a pista.  O protesto então seguiu para o Centro da cidade.
Em resposta ao protesto, representantes do Governo do Estado e da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) anunciaram que às 16h desta segunda, será realizada uma reunião com as vítimas da enchente para ouvir as reclamações dos moradores e explicar como está sendo feita a distribuição de recursos no município. O encontro acontecerá na quadra do Colégio Agrícola de Barreiros.

Mídia Corporativa: JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<"Jesus o Exemplo a Ser Seguido">,